A agricultura de precisão permite que sejam monitoradas todas as atividades agrícolas, através da utilização de tecnologias avançadas, o que facilita muito para o produtor rural na hora da sua tomada de decisão, já que ele terá mais dados sobre a sua propriedade, facilitando assim o seu monitoramento.
De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a agricultura de precisão colabora no processo e análise de dados, auxiliando no entendimento das condições ideais para o cultivo das principais culturas agrícolas.
Essa prática é comumente utilizada para monitorar a aplicação de fertilizantes, irrigação, falhas de plantio, competição com outras espécies e doenças das plantas. Mas, vale ressaltar que AP é um sistema que gere as lavouras em todos os seus aspectos, na busca por garantir a sua produtividade.
Quanto maior o número de dados coletados, maior será a assertividade na decisão e economia do sistema produtivo, e isso garante ao produtor uma melhor gestão de sua propriedade, quanto a utilização dos insumos e de manejo, economizando tempo e dinheiro, consequentemente aumentando a produtividade e sustentabilidade da lavoura.
A agricultura de precisão e a tecnologia no campo estão à disposição do agricultor para que ele melhore a sua rentabilidade tratando solo, semente e planta da maneira correta, com menos desperdício, fazendo economia, produzindo mais e obtendo um lucro maior.